domingo, 14 de agosto de 2011

Teste da Orelhinha


É um exame em que são aferidas as Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA). Elas são uma resposta a um estímulo acústico e dependem de propriedades ativas da cóclea. Constituem um índice muito sensível da integridade do mecanismo auditivo, uma vez que a resposta desaparece quando existe qualquer anomalia significativa no ouvido interno ou médio. Esse eco (ou EOA) pode ser captado por um microfone acoplado a uma sonda colocada no conduto auditivo externo e avalia a integridade coclear.

É um teste seguro, que não provoca incômodo no bebê e dura cerca de 15 minutos. Com o bebê dormindo, é inserida uma sonda na orelha, que envia e recebe estímulos sonoros, sendo possível detectar se o bebê escuta ou não os sons que lhe são apresentados. Se o bebê apresentar resultado insatisfatório, recomenda-se repetir o exame após alguns dias, pois pode haver presença de líquido amniótico no ouvido do bebê, o que leva a um resultado "falso positivo".

A falta de resposta, após a repetição do teste, significa que o bebê precisa realizar exames comple­mentares. Caso a deficiência auditiva seja confirmada, a criança deverá ser encaminhada para um especialista, de maneira a receber o tratamento mais adequado ao caso.

A deficiência auditiva é uma alteração frequente, acometendo até 3 em cada 1000 bebês. Na grande maioria das vezes, a agilidade na identificação da deficiência, no esclarecimento do diagnóstico e no tratamento adequado vai permitir o adequado desenvolvimento da criança.

Anna Karolina Fonseca e Silva
Fonoaudióloga
karolfes@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário