quarta-feira, 16 de março de 2011

Proteção Solar

Para produzir vitamina D e evitar o Raquitismo, as crianças a partir de um mês de vida devem ser expostas ao sol por aproximadamente 30 min. por semana (despida) ou 2 horas por semana (parcialmente vestida). Mais do que isso deve ser evitado ou a criança deve ser protegida.

Os raios solares ultravioletas (UVA e UVB) participam significativamente da formação de cânceres de pele, principalmente quando ocorrem queimaduras e quando elas ocorrem antes dos dez anos de idade. Também importante é o fato de que 80% da exposição solar recebida durante toda a vida ocorre antes dos 18 anos.


O horário de maior exposição é entre 10 e 16 horas. As pessoas mais susceptíveis ao câncer de pele são aquelas de pele, olhos e cabelos claros, as que se queimam facilmente quando expostas ao sol, as que têm muitas “pintas” no corpo, as que já tiveram câncer de pele ou tem parentes que já tiveram.

Proteção
  • A principal e mais eficaz proteção solar é a SOMBRA. O uso de filtros solares não dispensa o uso de bonés, chapéus, roupas, óculos escuros, sombrinhas; devem-se evitar brincadeiras prolongadas ao sol, principalmente entre 10 e 16 horas;
  • Os Filtros Solares devem ser usados a partir dos seis meses de vida;
  • Os Filtros “Físicos” são menos sensibilizantes e não ardem nos olhos; são preferíveis aos Filtros “Químicos”;
  • Devem ser usados Filtros Solares com Fator de Proteção Solar (FPS) igual ou superior a 15, aumentando conforme o tempo de exposição e a cor da pele;
  • Os Filtros Solares devem ser aplicados generosamente em todo o corpo 30 min. antes da exposição ao sol e reaplicados a cada 2 horas ou após suor excessivo ou natação.

Mitos e Fatos

Para outras informações e dicas, visite o site: http://www.solamigo.org/

Marconi Soares de Moura
Pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário