quarta-feira, 16 de março de 2011

Teste do Olhinho


O Teste do Olhinho, ou Teste do Reflexo Vermelho não é nenhuma grande novidade. Entretanto, por desconhecimento de pacientes e profissionais, só recentemente tem se tornado rotina. Muito se deve às intensas campanhas de conscientização da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O teste é bastante simples e rápido. Com um aparelho próprio o profissional lança um feixe de luz no olho no bebê, que reflete na retina. O profissional verifica então o reflexo, que quando alterado, sugere que algo impediu a passagem da luz ou a retina não a refletiu adequadamente. O processo se parece muito com uma fotografia feita com flash à noite, quando os olhos ficam com aquele brilho vermelho.


Esse procedimento detecta precocemente duas das principais causas de cegueira nos primeiros anos de vida - Catarata Congênita e Retinoblastoma (câncer da retina). Quando o resultado do teste é suspeito, o bebê é rapidamente encaminhado à Oftalmologia para confirmação e tratamento precoces, reduzindo ou evitando o prejuízo ao seu desenvolvimento. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o teste seja feito ao nascer, ainda na maternidade, ou na primeira consulta. A partir daí será repetido em outros encontros conforme avaliação do pediatra.

O Teste do Olhinho já é obrigatório para todas as maternidades em alguns estados como Rio e Paraná, mas ainda não há uma norma nacional. Na saúde suplementar já é obrigatória a cobertura dos planos de saúde através de portaria da ANS de junho/2010. Em Barão de Cocais, é realizado pelos pediatras no Hospital Municipal Waldemar das Dores desde 2006 para todos os recém-nascidos.

Dr. Marconi Soares de Moura
Pediatra


Nenhum comentário:

Postar um comentário