terça-feira, 10 de maio de 2011

Ansiedade na Infância

A URGÊNCIA CRIADA PELA ANSIEDADE TRÁS, PARA A CRIANÇA E TAMBÉM PARA O ADULTO SITUAÇÕES DIFÍCEIS DE SEREM RESOLVIDAS.
A Ansiedade na criança caracteriza-se pelo estado afetivo penoso associado a uma expectativa de que algo ruim irá acontecer imprevisivelmente, vivenciado de maneira dolorosa, além da angústia associada com uma sensação de desconforto ao externo que pode ser acompanhada de dores físicas, como dores de cabeça, dores na barriga, falta de sono e apetite, febre, vômitos, etc. Outro componente presente na ansiedade infantil é o medo relacionado a alguém ou algum objeto. Na prática existe uma tríade ligando a ansiedade – angústia – medo, que pode gerar um estado fisiológico ou uma mentalização do problema.

A criança por ainda não ter uma linguagem bem definida sobre suas angústias, descarrega sua insatisfação emocional, muitas vezes, no corpo. Características de ansiedade são confundidas com a depressão infantil, por ter em seu componente a angústia. A criança hiperansiosa vive num estado de constante apreensão, como se algo terrível fosse acontecer, cria-se uma expectativa quanto ao futuro que deixa a criança inquieta, com medo, irritada, às vezes agressiva, sempre com a exigência de ter algum adulto próximo, além de temores quanto suas atitudes, se culpando a todo o momento e com pensamentos depressivos, que geram uma desvalorização e culpa.

A origem da ansiedade infantil pode estar ligada a vários fatores internos ou externos a criança e que em muitas vezes não se apresentam claramente para os pais. A observação feita pelos pais pode ajudar a escutar e entender o que acontece com a criança, deixando espaço para que ela possa exprimir seus sentimentos. Porém, não bastaria somente observar e permitir que a criança se expresse, é necessária a ajuda de um profissional psicólogo para que haja um melhor entendimento e organização dos sentimentos, permitindo que seu desenvolvimento não desvie por caminhos obscuros.  

Tatiana Del Caro
Psicóloga Clínica
tatianadelcaro@gmail.com
31 - 38371113 / 88336768

Nenhum comentário:

Postar um comentário